Senha Segura

Saiba como criar uma senha forte para se proteger de crimes cibernéticos

Senha Segura

Por que usar senhas fortes e diferentes?

Você é do tipo de internauta que utiliza a mesma senha em todas as redes sociais, lojas virtuais e sites? Suas senhas costumam ser simples, como datas de nascimento ou nomes de animais de estimação?

Se a resposta for sim, saiba que você está correndo um grande risco. Suas informações podem ser roubadas e seus perfis sequestrados por criminosos cibernéticos. Um dos passos cruciais para uma vida digital segura é apostar em credenciais fortes e diferentes.

Como criar uma senha forte

Na hora de criar uma senha, jamais utilize apenas letras ou números. Acredite ou não, os hackers possuem ferramentas capazes de “adivinhar” uma password simples, de sete caracteres, em menos de um minuto! Essas ferramentas tentam diversas combinações possíveis, e até mesmo empregam “dicionários” para quebrar uma credencial fraca em tempo recorde.

Uma boa senha precisa ter, pelo menos, onze caracteres, incluindo letras, números e símbolos (@, #, $ e assim por diante). Dessa forma, as tais ferramentas — chamadas de “brute force” ou “força bruta”, em português — podem demorar até um ano para encontrar a combinação certa, o que desestimula a ação do criminoso. Afinal, estamos falando de muito tempo e esforço para um golpista aplicar em uma conta que ele nem sabe se vai valer a pena, não é mesmo?

Senha Segura

Onde guardar suas senhas

Não consegue decorar algo tão complexo assim? Sem problemas: é para isso que existem os gerenciadores de senhas, que guardam as passwords para você dentro de um “cofre”, protegido por criptografia. Dessa forma, você só precisa se lembrar da senha do cofre.

Existem vários gerenciadores gratuitos no mercado e, ao longo dos últimos tempos, os próprios navegadores estão embutindo essa funcionalidade para facilitar a vida dos internautas.

E, caso você esteja se perguntando se é realmente necessário usar senhas diferentes em cada site, a resposta é simples: se uma rede social, loja ou serviço online for atacado, e os criminosos consigam obter sua credencial, eles podem praticar o chamado “credential stuffing”.

Esse processo consiste em empregar robôs para tentar usar aquela mesma combinação para entrar em outras páginas da web. Sendo assim, se você possui cadastro em cinco lojas e usa a mesma senha em todas, basta que uma seja atacada para que seu registro em todas elas esteja na mão dos meliantes.

Ao usar credenciais diferentes, suas outras quatro contas continuariam protegidas. Isso elimina dores de cabeça adicionais. Pare e pense bem: não faria sentido usar o mesmo cadeado e a mesma chave em todas as portas da sua casa, não é mesmo? Na internet é a mesma coisa.