Segurança Online

Confira algumas dicas para garantir a sua segurança online

Segurança Online

Veja os primeiros passos para proteger seus dados na internet

A internet é um lugar maravilhoso — um repositório gigante de conhecimento, que pode ser usado para estudos, para trabalho e para se comunicar com seus amigos. Porém, há sempre um criminoso cibernético à espreita, pronto para roubar seus dados pessoais e utilizá-los para fins maliciosos. Para se proteger, a população deve enxergar os riscos e dispensar o argumento de que “não tem nada a esconder”. É preciso entender que toda e qualquer informação pessoal é preciosa para esses meliantes digitais, por mais que não pareça.

Com dados como nome, CPF, data de nascimento e endereço em mãos, um estelionatário consegue usar de falsidade ideológica para comprar mercadorias e contratar serviços em nome de terceiros. Fraudes financeiras estão em alta, e não é para menos: com a quantidade crescente de vazamentos de dados, os golpistas têm uma verdadeira biblioteca em suas mãos para usar e abusar.

Senha Segura

Uma simples foto inserida de forma pública em suas redes sociais pode ser o suficiente para revelar vários de seus hábitos, o que abriria brechas para ataques mais sofisticados e permite que o criminoso conheça melhor sua vítima. Até mesmo detalhes como o nome do seu animal de estimação são valiosos: afinal, quantas pessoas não usam tal dado para compor as suas senhas?

Sendo assim, veja algumas dicas para proteger seus dados no mundo online:

  • Cuidado com o que você publica nas redes sociais. Exposição demais nunca é bom — você não sabe quem está lhe observando de forma silenciosa. Uma foto ou informação que parece inocente pode revelar muitas informações.
  • Use as configurações de privacidade das plataformas sociais para controlar quem pode visualizar determinados dados de sua conta. O ideal é que você esconda o máximo possível de quem não esteja em sua lista de amigos.
  • Preste atenção onde você informa seu CPF e outras informações sensíveis. Evite lojas virtuais de baixa confiabilidade, formulários aleatórios na internet e assim por diante. Eles podem ser uma armadilha para coletar dados.
  • Nunca revele senhas bancárias, números de cartões de crédito e informações financeiras. Muitos golpistas abordam vítimas por mensageiros ou telefone, se passando por funcionários de bancos na tentativa de conseguir esses dados.

A web é um lugar repleto de perigos, mas, seguindo algumas dicas simples, você pode navegar tranquilamente enquanto mantém a sua privacidade resguardada.