Empresa segura

Confira 6 passos para evitar fraudes e crimes cibernéticos

Empresa segura

6 PASSOS PARA TER UMA EMPRESA SEGURA

Empreender não é uma tarefa fácil, e, infelizmente, essa missão se torna ainda mais desafiadora com o aumento das fraudes online e crimes cibernéticos. Confira algumas dicas essenciais para ter uma empresa segura e proteger não apenas o seu empreendimento, mas também os seus clientes!

  • Invista em cibersegurança

    Invista em cibersegurança

    O mercado está repleto de soluções que ajudam seu empreendimento a blindá-lo contra ataques cibernéticos que mancham sua reputação e ainda causam danos financeiros. O tempo em que o crime cibernético mirava grandes corporações acabou: até as PMEs precisam ter essas preocupações em mente.

  • Não se esqueça da conscientização

    Não se esqueça da conscientização

    Segurança cibernética não se limita a softwares de antivírus, firewalls e outras soluções automatizadas. O fator humano é o elo mais fraco desse ecossistema. Programas de conscientização e educação podem transformar seus colaboradores em “soldados da linha de frente” contra ataques de phishing e outras tentativas de invasão.

  • Conformidade com a LGPD

    Conformidade com a LGPD

    Novamente, não basta apenas contratar uma empresa que prometa garantir compliance em uma semana. O respeito à privacidade do cliente deve fazer parte da cultura corporativa, abrangendo desde a minimização da coleta de dados, transparência com o consumidor e garantia de consentimento para uso de seus dados.

  • Cuidado com seus fornecedores

    Cuidado com seus fornecedores

    Toda empresa usa softwares — sejam eles específicos (como ERPs ou plataformas contábeis) ou genéricos (serviços de produtividade em nuvem). Também há infraestruturas como servidores, comuns ou em cloud computing. O importante é escolher bem quem trabalhará ao seu lado, pois, caso seu fornecedor seja atacado, parte do prejuízo também será seu.

  • Saiba gerir uma crise

    Saiba gerir uma crise

    Por mais cuidadoso que você seja, sempre há a chance de que sua empresa acabe sendo vítima de um incidente cibernético. Nesse momento, é crucial ter um plano de gestão de crise, que englobe o uso de backups para garantir a continuidade dos negócios, auditorias e comunicação com seus consumidores.

  • Monitore sua presença online

    Monitore sua presença online

    É constante o uso abusivo de identidades, marcas, logotipos e elementos de identidades visuais por parte de criminosos cibernéticos para aplicar golpes contra os consumidores. Com o monitoramento da marca, você consegue identificar versões falsas de sua loja, por exemplo, e adotar as medidas cabíveis antes que alguém se torne uma vítima.