Redes Sociais

Confira medidas de segurança para proteger seus dados em redes sociais

cuidados-usar-redes-sociais

Veja cuidados essenciais ao usar as redes sociais

É difícil encontrar uma pessoa que, nos tempos atuais, não utilize pelo menos uma rede social. Não é a toa — essas plataformas são muito úteis em vários momentos. Elas nos ajudam a nos conectar com pessoas queridas, auxiliam na construção do conhecimento (se bem utilizadas) e podem juntar pessoas de interesses semelhantes em comunidades para discussões saudáveis.

Porém, infelizmente, com o aumento do crime cibernético, as redes sociais também se tornaram locais hostis e perigosos, sendo necessário adotar algumas medidas preventivas para que esse sonho não se transforme em pesadelo. E o primeiro passo é tomar cuidado com tudo aquilo que você compartilha nas redes sociais, incluindo fotos, publicações e os famosos “check-ins”, que estão em todos os lugares que você visita.

cuidados-usar-redes-sociais

Perigo real

Há uma razão lógica para isso: muitos criminosos utilizam essas informações para obter informações sobre os hábitos da vítima, e assim empregar os dados obtidos em golpes específicos para cada perfil de usuário. Isso sem contar os perseguidores do mundo real, que saberão cada passo que você dá! Além disso, é comum que os internautas publiquem fotos com dados sensíveis sem perceber — podem aparecer relatórios ou documentos no fundo da imagem, por exemplo.

Por isso, pensar duas vezes antes de enviar uma publicação ou comentário é importante — porém, mais importante ainda é configurar corretamente as opções de privacidade de seu perfil. Por mais que muitos internautas digam que “não têm nada a esconder”, é sempre bom limitar quem pode ver as suas publicações, quem pode te encontrar usando os dados cadastrais da plataforma (número de telefone ou email) e quem pode lhe enviar mensagens.

Proteja seu inbox

Restringir as mensagens, aliás, é crucial - sobretudo para evitar que você seja abordado por um golpista, que tenta enganar os usuários e envia links para páginas maliciosas. Essa medida de segurança é ainda mais relevante para o público feminino. Além dos golpes tradicionais, as usuárias precisam lidar ainda com abusos e assédios nas plataformas online. Essa limitação não resolve o problema, mas pode reduzir sua incidência.

Cuidado com aquele joguinho

Por fim, você já parou para prestar atenção em aplicativos conectados às suas contas nas redes sociais? Muitas vezes, usamos nossos perfis para fazer login em serviços online, e esses apps passam a ter acesso às nossas informações.

O problema dessa dinâmica é que, depois que o programa é instalado, ele assume o controle de muitos dados dos usuários, e não é possível saber exatamente o que será feito com essas informações. Diversos apps já foram acusados de, inclusive, vender essas informações para governos e outras empresas.

Todas as plataformas da atualidade contam com painéis de controle que lhe permitem desvincular tais sites terceirizados à sua conta — vale a pena dar uma vasculhada e excluir os desnecessários.