Computação na Nuvem

Confira como otimizar e aumentar a segurança de informações de Cloud computing

Confira como otimizar e aumentar a segurança de informações de Cloud computing

Como utilizar a computação na nuvem de forma mais segura

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas tiveram de migrar para infraestruturas na nuvem. Não é por menos, já que essa tecnologia resolve muitos problemas, especialmente em tempos de isolamento social e trabalho remoto. O principal deles é a flexibilidade: você pode contratar quanto poder computacional você precisa, tudo sob demanda, o que evita gastos desnecessários e desperdícios. A demanda aumentou? O fornecimento pode ser ajustado rapidamente.

Além disso, a entrega de sistemas e aplicações web através da nuvem torna muito mais fácil garantir que seus colaboradores trabalhem em casa de forma segura. Afinal, estamos falando de recursos armazenados em data centers espalhados por todo o mundo, e seu conteúdo pode ser acessado a partir de qualquer lugar, em qualquer horário e em qualquer dispositivo — basta que você tenha acesso a um computador (ou, em certos casos, a um simples smartphone).

Isso sem citar, é claro, os software-as-a-service (SaaS), que se tornaram mais populares do que nunca. Em vez de adquirir uma licença para um dispositivo, o gestor da empresa paga uma assinatura e disponibiliza o programa online, acessível pelo navegador, para todos os seus colaboradores. Os SaaS já estabeleceram sua marca em soluções de colaboração, de produtividade e até mesmo de gestão de equipes.

Segurança em Computação em Nuvem

Mas e a segurança, como fica? Arquiteturas de cloud computing são, sem dúvidas, mais seguras do que servidores tradicionais (on-premise), especialmente porque você se livra de riscos físicos como enchentes, incêndios ou falta de energia elétrica. Ou seja, o uptime (tempo garantido de disponibilidade online) é naturalmente maior, já que os fornecedores costumam possuir uma infraestrutura de grande porte. Na prática, isso significa que dificilmente seus clientes não conseguirão acessar seu site ou loja virtual..

Claro, é importante contar com uma mão de obra especializada em infraestrutura na nuvem. Esse tipo de ambiente possui suas particularidades, e contar com a ajuda de um bom fornecedor da área pode facilitar bastante a sua transição para esse tipo de tecnologia. Consequentemente, você acelera o processo de transformação digital de seu empreendimento, operando de forma mais eficiente, segura e agradável para a experiência do usuário final.

Felizmente, hoje em dia, existem diversas agências e até mesmo plataformas automatizadas capazes de encontrar eventuais erros de configuração em seu ambiente cloud e lhe prover recomendações sobre como agir para melhorar a proteção de dados e até mesmo aproveitar melhor os recursos à disposição. Dessa forma, você evita desperdícios e garante a otimização daquilo que contratou, sempre focando na segurança dos dados sensíveis (corporativos e dos consumidores).