Aplicativos

Confira algumas sugestões de aplicativos para melhorar a sua segurança

Aplicativos

Conheça aplicativos úteis para navegar com segurança na web

As lojas de aplicativos são muito mais ricas e cheias de apps interessantes, e vão muito além das redes sociais ou jogos. Nesse verdadeiro universo digital das lojas, existem vários aplicativos bastante úteis, e que podem ajudar você a navegar na web com maior segurança e privacidade.

Separamos aqui algumas ferramentas que você pode instalar em seu dispositivo móvel — e também no computador — e assim ter uma vida digital um pouco mais protegida.

Aplicativos

Antivírus

Em primeiro lugar, é claro, temos os antivírus. Esses softwares consultam, em tempo real, uma vasta biblioteca de malwares (nome técnico usado para se referir a esses programas perigosos) conhecidos e, caso encontre algum deles no seu celular, trabalha para impedí-lo de fazer estragos.

Às vezes, entrar em um site ou baixar um arquivo de uma fonte desconhecida pode ser o suficiente para uma infecção, e os antivírus foram criados para ajudar o usuário nessas situações.

É importante frisar que existem aplicativos gratuitos e pagos, mas tenha sempre em mente que as edições “premium” contam com mais recursos, e podem te auxiliar a ter uma rotina virtual mais tranquila.

VPN

Outro aplicativo que merece ser instalado em seu gadget é uma VPN, sigla para virtual private network ou rede virtual privada. Esse serviço cria um “túnel” criptografado para proteger a comunicação entre seu dispositivo — computador, celular ou tablet — e o servidor em que está hospedado o site, rede social ou serviço que você deseja acessar.

Qual é a importância disso? Com esse túnel de proteção, sua operadora de internet, ou até mesmo órgãos governamentais, não conseguem enxergar o que você está acessando, o que garante uma experiência de navegação muito mais privada.

Também é útil quando precisamos recorrer a pontos de wi-fi públicos — muitos criminosos se infiltram nessas redes para interceptar sua navegação e roubar os dados que estão trafegando ali.

Tal como os antivírus, há soluções de VPN gratuitas e pagas. Desta vez, porém, é importante investir em um aplicativo que cobre uma mensalidade (ou anuidade).

As versões pagas são a melhor escolha, nesse caso, pois muitas VPNs gratuitas que sofrem ataques ataques se mostram ineficazes em proteger os dados dos usuários. Por isso, por mais que pareça um custo desnecessário, vale a pena abrir a carteira e investir na sua segurança online.